Especialista em negócios, Jeziel Rosa explica como impulsionar as vendas por meio das redes sociais
Conhecido por propor uma nova abordagem para alavancar as vendas, o gestor comercial, palestrante e especialista em negócios, Jeziel Rosa, tem chamado a atenção de empresas que buscam revisar seus modelos de atendimento ao cliente e de divulgação de ofertas.
Com o método “Turbine Suas Vendas” – ou apenas TSV –, sua popularidade explodiu nos últimos anos, o que o levou, inclusive, a palestrar sobre negócios até mesmo fora do País.
Há dez anos atuando com mentoria na área de vendas, Jeziel aponta que as empresas também precisam repensar a abordagem nas redes sociais. Segundo ele, a presença no ambiente digital se tornou muito “mecânica”.
“Você quer captar mais potenciais clientes? Comece a humanizar as postagens. Falta sensibilidade nos vendedores com relação ao ser humano. É muita ficha técnica e pouco conteúdo que, de fato, afeta quem está do outro lado da tela”, pontua o especialista.
“Humanizar é mostrar mais a realidade do negócio, pôr o rosto do vendedor ou empreendedor no post, uma pessoa de verdade falando sobre o produto. É hora de dispensar propagandas artificiais”, complementa.
De acordo com Jeziel, para potencializar as vendas por meio das plataformas digitais, também é preciso ser assertivo, claro e conciso.
“Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que está acontecendo no cenário atual: é o mundo da era digital e da geração fast-food – as pessoas querem tudo para ontem e estão sem paciência para ler textos longos ou ver muitas fotos”, indica.
O especialista afirma que o Instagram, rede social na qual predominam posts com fotos ou vídeos, se tornou um dos alicerces do mundo contemporâneo.
“A imagem fala. Em apenas 30 segundos, você passa cinco imagens para o lado e consegue ver a vida de cinco pessoas de forma resumida. Como as imagens falam, as pessoas não precisam ler. Por isso, só dão atenção de 15 a 30 segundos para cada post. Não é diferente quando se trata de negócios”, sinaliza Jeziel Rosa.
Além disso, o criador do método TSV ressalta que as empresas não devem subestimar o potencial de nenhuma rede social.
“Somos também a geração TikTok. Como assim? O TikTok não é mais uma ferramenta de entretenimento para ver piadas. Hoje, se estabeleceu como uma ferramenta de marketing de alto valor, porque o que é publicado lá ganha uma dimensão muito grande, mesmo que tenha apenas 30 segundos”, destaca. “Como fazer um bolo, como domar um cavalo, como decorar a loja para uma data comemorativa. Vídeos assim atraem as pessoas justamente por serem rápidos e práticos”, sustenta o mentor em negócios.
Dessa forma, o especialista defende que as empresas revisem suas presenças digitais.
“Não pode só estar lá. Tem que se comunicar de forma humanizada, saber aproveitar o diferencial de cada plataforma e demonstrar que há coerência entre a imagem no mundo virtual e o que o cliente encontra na loja física”, explica Jeziel Rosa.